Perdeu seus documentos?

Perdeu seus documentos?

É claro que o ideal é estar prevenido para que isso não aconteça, mas documentos são perdidos a todo momento e ninguém está imune a essa eventual dor de cabeça. Você também pode ter sido vítima de furto, o que infelizmente é comum com turistas. Pior ainda é quando isso acontece a milhares de quilômetros de casa.

O que fazer nessa hora?

Primeiro passo

A primeira coisa a se fazer nessa situação é se dirigir a PDI (Policia de Investigaciones) e abrir uma ocorrência de perda ou furto de seu documento. O equivalente ao nosso boletim de ocorrências.

Em Santiago, a PDI fica na rua Eleuterio Ramírez 852, Centro. Atenção para o horário de atendimento que é das 8 as 14h apenas. Outro detalhe importante é que lá, diversos outros assuntos são tratados então é bem comum que a PDI esteja lotada. Pegue uma senha na entrada e aguarde o atendimento. Para abrir essa ocorrência, é cobrada uma pequena taxa, algo em torno de 500 pesos.

Segundo Passo

Para fins consulares, a perda ou roubo de documentos não é uma emergência. Isso significa que você terá que resolver esse problema pessoalmente. Sendo assim, o segundo passo é se dirigir ao Consulado Brasileiro, solicitar uma ARB, ou seja Autorização de Retorno ao Brasil. O Consulado fica em Las Condes, na rua Los Militares, 6191 (térreo). Lá o atendimento pela manhã vai de 9:30 as 13h e a tarde é de 13:30 as 16:30h. Os telefones de contato são:  +56 22820-5800, fax: +56 22441-9197. Para atendimento fora do horário normal existe o número +56 99334-5103. O email do consulado é [email protected]

No Consulado Brasileiro vão lhe solicitar que comprove que é de fato um cidadão brasileiro. Um pouco difícil de imaginar como fazer isso sem sua identidade ou passaporte mas ainda assim essa comprovação deve ser feita. Leve toda e qualquer documentação que tiver disponível, CNH, voucher do voo, ou qualquer outro.

Dica de ouro

Tenha uma cópia de seus documentos no seu email. Se você tiver algum problema, poderá recorrer a essas cópias para te ajudar a solucionar seus problemas.

Caso seu problema não seja a perda de seus documentos, mas a do bilhete que recebe na imigração ao chegar no Chile, deverá ir na PDI e solicitar outro. Sem esse bilhete, não conseguirá deixar o país no retorno ao Brasil ou qualquer outro destino que tenha.

Sem comentários

Comentário

Show Buttons
Hide Buttons
WhatsApp chat
Você não tem permissão para se cadastrar